16981280390

Acesse o Sasepp

Sasepp

Acesso restrito

Whatsapp
Nº 06/2017 REUNIÃO DO GEDUC-NRP: EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Nº 06/2017 Reunião do GEDUC-NRP: Educação Especial e Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva

Nota Técnica nº 06/2017

Direttrix Gestão Educacional

REUNIÃO DO GEDUC-NRP: EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

     Na segunda-feira (29) o Grupo de Atuação Especial de Educação – GEDUC-NRP, promoveu uma reunião na Diretoria de Ensino de Sertãozinho. Nesta ocasião estiveram presentes representantes dos municípios de Barrinha, Dumont, Jardinópolis, Pitangueiras, Pontal, Sertãozinho, Terra Roxa e Viradouro.
A reunião foi conduzida pela Dra. Cristina Araújo Pedroso (USP – RP), pela Dra. Juliane Campos (UFSCar), Dra. Relma Urel Carbone Carneiro (UNESP) e contou também com a presença do Promotor Dr. Marcelo Pedroso Goulart que é responsável pela Promotoria Regional Especializada em Assuntos Educacionais.
O tema proposto pelo GEDUC_NRP foi “Educação Especial e Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva”. Tema este que mesmo estando tão em alta, ainda está longe de ser solucionado e por isso requer e ainda requererá muitas outras discussões promovidas por todos os agentes envolvidos no processo de educação inclusiva no nosso país.
De posse das informações enviadas pelos municípios através de um questionário que foi disponibilizado após a primeira reunião que ocorreu na cidade de Ribeirão Preto, as especialistas apresentaram um diagnóstico da situação dos municípios da região de Sertãozinho no que tange a Educação Especial e Formação de Professores. A cada número e/ou gráfico apresentado as especialistas se alternavam nas explicações, bem como nas indagações junto aos representantes dos municípios presentes.
Diversas questões foram enfatizadas, tais como:
– o país teve um grande avanço no que diz respeito ao acesso à Educação Inclusiva, porém este avanço não é nem de longe sinônimo de melhora na aprendizagem;
– o aluno pode estar sendo atendido por diversos serviços, porém a tarefa de ensiná-lo ainda é do professor da sala regular, ou seja, da escola;
– o professor da sala regular deve estabelecer articulação com o professor de educação especial e vice-versa, pois estes devem falar a mesma linguagem;
– é necessário orientar os professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno; e
– repensar qual tem sido o espaço de atuação do professor da educação especial.
Cada município teve a oportunidade de expor a situação atual da educação especial e formação de professores em suas redes e assim obter um retorno conciso de quem tem um olhar mais amplo sobre a Educação Inclusiva e suas especificidades.
Ao final da apresentação e respectivas explanações, o Promotor Dr. Marcelo Pedroso Goulart explicou qual o intuito do GEDUC-NRP ao promover estas reuniões, ou seja, segundo Goulart é preciso ouvir quem realmente está inserido no meio para que sejam elencadas as prioridades e com o apoio da Instituições Públicas de Ensino, elaborar um programa de atuação que atendam aos anseios dos profissionais da Educação Inclusiva, bem como daqueles que dela se beneficiam.

Equipe DIRETTRIX