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Nota Técnica nº 10/2018
Direttrix Gestão Educacional
RELATÓRIOS DO MÓDULO SITUAÇÃO DO ALUNO 2017 ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONFERÊNCIA
Conforme disposto no Ofício Circular nº 7/2018/CGCEB/DEED-INEP, dirigidos as Secretarias Municipais de Educação, as informações preliminares da Situação do Aluno 2017 foram divulgadas a partir do dia 02 de abril de 2018. A mesma aconteceu por meio dos Relatórios Gestores, disponíveis no Sistema Educacenso. Nele estão os dados preliminares de rendimento e movimento dos alunos declarados ao Censo Escolar da Educação Básica, do ano de 2017.
Os Relatórios disponíveis são:
• Rendimento e Movimento Escolar das Matrículas Iniciais Presenciais;
• Rendimento e Movimento Escolar das Matrículas Iniciais Semipresenciais e EaD;
• Rendimento e Movimento Escolar das Matrículas Admitidas Após Presenciais;
• Rendimento e Movimento Escolar das Matrículas Admitidas Após Semipresenciais e EaD;
• Rendimento e Movimento Escolar das Matrículas Iniciais da Educação Especial – Modalidade Substitutiva;
• Rendimento e Movimento Escolar das Matrículas Admitidas Após da Educação Especial – Modalidade Substitutiva;
• Rendimento, movimento e taxas de rendimento do Ensino Regular.
O Ofício Circular ressalta, ainda, a importância da análise e conferência das informações tendo como base a documentação administrativa e acadêmica da escola haja vista que são informações fundamentais para implementação de políticas públicas e conhecimento da realidade escolar. Portanto, é imprescindível conferir cuidadosamente esses dados, pois em 2018 essas informações serão utilizadas para realizar o cálculo das taxas de rendimento e abandono escolar e também compor o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB.
O prazo para conferência e retificação dos dados, quando necessário, vai do dia 02/04/2018 a 16/04/2018 e após esse período, nenhuma alteração poderá ser realizada. Assim, a atenção na conferência dos dados e dos prazos são essenciais. As alterações, quando realizadas, devem ser feitas da seguinte forma, diretamente no módulo “Situação do Aluno”:
• Acesse: http://educacenso.inep.gov.br
• Clique em autenticar;
• Digite o CPF do usuário e senha;
• Clique na opção de menu “Situação do Aluno” – “Relatórios” – “Relatórios Gestores”;
• Confira os dados;
• Caso necessite de correção, acesse a escola e clique em “Listar turmas” no menu da Situação do Aluno.
Caso a escola estiver com o ano escolar encerrado no módulo “Situação do Aluno” e precisar de alguma correção, a mesma deve ser feita pelo usuário, ao acessar o Sistema Educacenso, na parte em que se visualiza a lista de turmas, clicando no botão “Retificar”. Realizando esse procedimento a escola será reaberta e as informações poderão ser corrigidas. Lembrando que, após feitas as correções, o usuário deve solicitar novamente o encerramento do ano escolar, clicando no item “Encerramento do ano escolar” do menu da Situação do Aluno, fazendo a impressão do recibo que foi gerado pelo sistema. Já se a escola ainda não informou a Situação do Aluno, ou não encerrou a coleta das informações, devem seguir os passos como se fossem conferir ou alterar os dados.
Para informações complementares, acesse o site do Portal do INEP: http://portal.inep.gov.br/censo-escolar
A Direttrix Gestão Educacional possui profissionais preparados e capacitados para auxiliar os municípios na conferência e preparação dos relatórios da Situação do Aluno.
Equipe DIRETTRIX