16981280390

Acesse o Sasepp

Sasepp

Acesso restrito

Whatsapp
21 dez 2023

Adesão à Enec deve ser feita pelo gestor da rede

Às escolas cabe monitorar a velocidade e qualidade do serviço de internet que chega até elas, por meio da instalação do Medidor Educação Conectada

Operíodo de adesão à Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) terminará na sexta-feira, 22 de dezembro. O procedimento deve ser feito pelos próprios secretários de educação, no módulo “ENEC” do  Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).  

As escolas são responsáveis pelo acompanhamento das ações, a fim de garantir o monitoramento da velocidade e qualidade do serviço de internet da instituição. Para isso, o Medidor Educação Conectada deve ser instalado em todas as unidades escolares.  

Dúvidas – Para sanar as dúvidas dos dirigentes de educação sobre o processo de adesão à Estratégia, bem como das escolas sobre o seu papel na iniciativa, o Ministério da Educação (MEC) preparou uma página de Perguntas Frequentes em seu portal, com as dúvidas mais comuns e orientações. Também está disponível atendimento pelo número 0800616161 ou pelo chat Serviços do MEC.  

Além disso, no campo Documentos da página da Enec, no portal do MEC, pode ser acessada a Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que apresenta um panorama de seu compromisso.  

Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto n. 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.  

Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.   

A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

Fonte: Ministério da Educação