16981280390

Acesse o Sasepp

Sasepp

Acesso restrito

Whatsapp
29 set 2021

Aplicativo do MEC democratiza o acesso a informações educacionais e financeiras

Foto: Web

Clique Escola é um aplicativo do Ministério da Educação (MEC) que promove o acesso da comunidade escolar e da sociedade às informações educacionais e financeiras de escolas públicas e privadas de todo o país. Essa democratização do acesso a essas informações promove a participação da comunidade escolar e a qualificação da escola.

O Clique Escola disponibiliza várias informações, por exemplo, dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); taxa de distorção idade-série; taxas de rendimento; e repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Além disso, pode-se consultar sobre a média de estudante por turma e o número de docentes com curso superior. Pode-se averiguar também se as escolas atualizaram os seus dados cadastrais ou não; e os nada consta também estão disponíveis.

O Clique Escola já atingiu 213 mil downloads. Além de ser gratuito, o aplicativo é de fácil usabilidade e dinâmico. Foi lançado em 2020 pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. José Roberto Ribeiro Júnior, coordenador de formação de gestores e técnicos da educação da Diretoria de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação da SEB, informou: “A informação é fundamental para a participação. Assim, o Clique Escola, ao facilitar a informação contribui para que se compreenda e se conheça melhor a escola”.

Dados na palma da mão

De grande ajuda durante esse processo, o aplicativo tornou-se um verdadeiro canal de comunicação entre o MEC e as escolas e, inclusive, entre elas mesmas. Segundo José Roberto, quando surge um assunto de interesse das escolas, o MEC repassa as informações por intermédio do Clique Escola.

O Clique Escola pode ser baixado por meio das lojas Google Play ou Apple Store.

Fonte: Ministério da Educação