16981280390

Acesse o Sasepp

Sasepp

Acesso restrito

Whatsapp
23 fev 2021

Centro de Inovação de SP discute racismo estrutural em formação de professores da rede estadual

Com o intuito de discutir e combater o racismo estrutural por meio da construção de uma sociedade antirracista, o Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP) criou a Trilha Educação Antirracista que estreia nesta quarta-feira (24), às 13h, com transmissão pelo Centro de Mídias SP e redes sociais.

A trilha contará com o influenciador digital Ad Junior, da Trace Brasil, estudantes dos anos finais e médio, professores e gestores da rede estadual de ensino do estado de São Paulo.

Ainda haverá uma roda de conversa sobre representatividade com atividades mão da massa com os professores convidados Ana Laura Godoi, André Ferreira e Sirlândia Reis.

O objetivo do programa é discutir a escassez de representações negras e apresentar personagens que podem servir de inspiração para o desenvolvimento do Projeto de Vida dos estudantes e um auxílio para que os professores e gestores desenvolvam ações antirracistas no ambiente escolar.

Para a professora Debora Garofalo, é importante que o encontro promova reflexões e pontos chaves para o trabalho de inovação na educação, além de discutir o racismo estrutural. “A ideia é que os professores e estudantes sejam multiplicadores dessa nova cultura que estamos implementando na rede estadual de São Paulo, em prol de uma sociedade antirracista.”

O programa será mensal e ocorrerá todas as últimas segundas-feiras de cada mês, sempre às 13h.

CIEBP

O espaço é um equipamento que pode ser utilizado por toda a rede estadual para trabalhos com diferentes eixos de inovação que envolva a cultura maker, inovação, empreendedorismo, programação, cultura digital, robótica e fabricação digital a partir de resoluções de problemas. Ele abriga sete espaços: hub de inovação; computação na prática; programação descomplicada; estúdio; cultura digital, prototipagem e criatividade; prototipagem e fabricação digital.

A agenda do CIEBP está aberta para os alunos e professores da rede estadual participarem das trilhas de inovação. Os interessados devem fazer o agendamento pelo email centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br ou whatsapp (11) 97544-5056.

O CIEBP funciona de segunda às sextas-feiras, das 9h às 17h, e para sua utilização devem ser respeitados os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscara. Ele está localizado na Rua Padre Chico, 420, Pompeia, São Paulo, dentro da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira.

Fonte: Governo do Estado de SP