16981280390

Acesse o Sasepp

Sasepp

Acesso restrito

Whatsapp
17 jan 2022

Ensino Médio de SP: Professores da rede estadual e inscritos no Banco de Talentos podem pedir atribuição de aulas dos Aprofundamentos Curriculares e demais disciplinas

Professores do ensino médio da rede estadual e inscritos no Banco de Talentos iniciaram, neste sábado (15), uma nova etapa no processo de atribuição de aulas dos Aprofundamentos Curriculares do Ensino Médio de São Paulo. Eles poderão manifestar interesse nos Itinerários Formativos ofertados em cada escola e demais disciplinas para este ano letivo, na Secretaria Escolar Digital (SED), até às 12h da próxima terça-feira (18).

Esta é a fase de atribuição escolar, onde os professores confirmam as escolhas nas unidades que trabalham. Na próxima quinta-feira (20), o sistema disponibiliza a manifestação para as diretorias de ensino para contemplar as aulas não atribuídas.

A partir de 2 fevereiro, cada uma das 3,7 mil escolas estaduais de ensino médio vai ofertar, para a 2ª série, pelo menos dois aprofundamentos curriculares que contemplem as quatro áreas do conhecimento. No total, são 10 possibilidades – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e seis opções integradas.

Os docentes com aulas atribuídas garantem direito às Aulas de Trabalho Pedagógico Individual (ATPI). Ou seja, tempo livre durante a semana para se dedicar exclusivamente ao planejamento de aulas dos aprofundamentos, via estudo do Mappa (Material de Apoio ao Planejamento e Práticas do Aprofundamento) ou atividades a serem realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava) da Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo).

Proposta iniciada em 2021

São Paulo foi o primeiro Estado a aprovar o novo currículo do Ensino Médio e agora se torna o primeiro a implementá-lo. Em 2021, todos os 436 mil estudantes matriculados na rede estadual na 1ª série tiveram acesso aos 12 componentes da Formação Geral Básica (FGB), alinhada ao Currículo em Ação; aos três componentes do Inova Educação (Eletiva, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação); e a possibilidade de manifestar interesse nos Aprofundamentos Curriculares, conforme projeto de vida individual. Os aprofundamentos serão ofertados à 2ª série neste ano e, em 2023, para a 3ª série.

No total, são 10 opções de itinerários: Linguagens e suas tecnologias – #SeLigaNaMídia; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Superar desafios é de humanas; Ciências da Natureza e suas tecnologias – Ciência em ação!; Matemática e suas tecnologias – Matemática conectada; Ciências Humanas e Linguagens – Cultura em movimento: diferentes formas de narrar a experiência humana; Ciências da Natureza e Matemática – Meu papel no desenvolvimento sustentável; Matemática e Ciências Humanas – Ciências Humanas, Arte, Matemática #quem_divide_multiplica; Linguagens e Ciências da Natureza – Corpo, saúde e linguagens; Linguagens e Matemática – Start! Hora do desafio!; Ciências Humanas e Ciências da Natureza – A cultura do solo: do campo à cidade. Além disso, há oferta de formação técnica e profissional, via Novotec Integrado (21 cursos) e Expresso (4 cursos).

Fonte: Governo do Estado de SP