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16 fev 2022

MEC orienta redes de ensino sobre uso de verba federal de R$ 3,5 bilhões destinada à contratação de conectividade

Foto: Freepik

O Ministério da Educação (MEC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) elaboraram um referencial técnico, com práticas e reflexões, para apoiar as secretariais estaduais na construção de seus planejamentos de aquisição e gestão de soluções de conectividade. A publicação orienta as redes de ensino sobre como utilizar a verba federal de R$ 3,5 bilhões destinada à contratação de conectividade para escolas, estudantes e docentes. 

Para o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, o lançamento da publicação está alinhado à estratégia adotada pelo MEC de coordenação dos esforços para que o uso do recurso potencialize as estratégias de recuperação das aprendizagens. “Estamos com nossas equipes e parceiros mobilizados para ajudar estados e municípios a viabilizarem o melhor arranjo de investimento dentro das condições colocadas pela lei.”, enfatiza Rabelo. Segundo o secretário, a publicação do guia, em parceria com o Cieb e o BID,  demonstra o compromisso conjunto entre governos e a sociedade civil para assegurar o direito à educação para todos. 

“Como as escolas estão reabertas, a recomendação é equilibrar o uso dos recursos, destinando-os também para as escolas para evitar descompassos. Diante do fortalecimento do ensino híbrido e de outras práticas baseadas no uso de tecnologias, as escolas precisam se transformar em hubs de conectividade. Inclusive, o impacto dos investimentos nas escolas pode ser muito maior.”, analisa Morgan Doyle, representante do BID no Brasil. Doyle ressalta que a digitalização é um dos pilares da Visão 2025 no BID, que traça uma rota para a recuperação econômica mais sustentável e inclusiva.

O material está disponível gratuitamente para download, por meio do link: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2022/02/Conectividade.pdf e será compartilhado diretamente com secretários e secretarias de todas as unidades da federação.

Sobre o guia 

A publicação está dividida em três blocos. O primeiro traz reflexões para a definição do uso dos recursos, que podem ser executados em regime de colaboração com os municípios de maneira centralizada (na secretaria) ou descentralizada, com a distribuição dos recursos para as escolas e para as famílias. 

O segundo bloco explora as possibilidades de compra e a contratação, o que envolve mapear a situação de conectividade das escolas e conhecer as soluções móveis e os equipamentos (tabletslaptops e celulares) que podem ser adquiridos. 

No terceiro bloco são tratados aspectos sobre aquisição e gestão, logística e distribuição, serviços técnicos e manutenção. Em todas as seções, há uma série de links para ferramentas e conteúdos adicionais. 

Em cada um dos três blocos, os gestores encontram diretrizes, perguntas orientadoras e possíveis caminhos de respostas. 

Recursos 

Os valores de cada estado foram definidos com base no número de estudantes pertencentes a famílias inscritas no CadÚnico e no número de docentes da rede pública. O estado de São Paulo é o que receberá o maior valor (R$ 511.676.415,84), seguido pela Bahia (R$ 341.599.158,39) e por Minas Gerais (R$ 311.678.032,23). 

Lei da Conectividade 

Regulamentada em janeiro de 2022, a Lei nº 14.172/2021, também conhecida como Lei da Conectividade, destinará aos estados o valor total de R$ 3,5 bilhões para a contratação de conectividade para escolas, estudantes e docentes. O acesso aos recursos dependerá da apresentação de um plano de ação até a próxima sexta-feira, 18 de fevereiro.

Fonte: Ministério da Educação