16981280390

Acesse o Sasepp

Sasepp

Acesso restrito

Whatsapp
6 maio 2021

PDDE Interativo auxilia no planejamento e na gestão escolar

Foto: Freepik

O PDDE Interativo é uma ferramenta on-line de apoio ao planejamento e à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as secretarias municipais e estaduais, e mantida pela Secretaria de Educação Básica (SEB). A ferramenta possibilita que todas as escolas públicas estaduais, distritais e municipais possam utilizar uma metodologia de planejamento estratégico composta por um diagnóstico da situação atual da escola e por um plano de ações focado nos principais problemas identificados.

Além disso, por meio da ferramenta, o MEC viabiliza ações e planejamentos de programas que envolvem o repasse de recurso direto à escola. As ações são organizadas em etapas, de modo a auxiliar a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos.

 As ações estão reunidas num plano, que está dividido em quatro etapas. A primeira delas é a Identificação. Nela, o sistema apresenta informações gerais sobre a escola, como o nome do diretor, da escola, do seu ambiente e do conselho escolar. A segunda etapa é a de Primeiros Passos, que organiza o ambiente institucional a fim de tornar participativo e legitimar o processo de planejamento junto à comunidade escolar. A terceira etapa é a de Elaboração doDiagnóstico, que possibilita que a escola perceba onde estão suas principais fragilidades. Já a quarta e última etapa, o Plano Integrado, contém os problemas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.

Fonte: Ministério da Educação