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30 out 2023

Por que incluir a inteligência artificial nas práticas pedagógicas?

Há quem ainda tenha receio de levar ferramentas de IA para a sala de aula. Que tal conhecer boas estratégias para facilitar esse processo?

A temática da inteligência artificial na educação tem sido acompanhada aqui no Porvir e aparece com cada vez mais frequência em espaços de troca entre os professores. Boa parte dos educadores e das educadoras já reconhecem que estão diante de uma mudança de paradigma, e que é possível aproveitar as ferramentas que usam IA em suas práticas pedagógicas. 

Contudo, há ainda quem resista ou não saiba bem ao certo como lidar com essa tecnologia cada vez mais presente em diversas plataformas – incluindo as de educação. 

ChatGPT – ferramenta de inteligência artificial generativa –, por exemplo, alavancou a discussão sobre o uso da IA dentro do ambiente escolar. Questionamentos como: “De que maneira poderemos saber se foi o estudante mesmo quem fez a redação?” ou “Será que essas ferramentas vão fazer com que postos de trabalho desapareçam?” são muitas vezes repetidos nas escolas e em grupos de professores. 

Apesar de estar em alta, não há uma obrigatoriedade para o uso de inteligência artificial na sala de aula, explica Ig Ibert Bittencourt, professor associado da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e pesquisador visitante da Escola de Educação da Universidade de Harvard (Estados Unidos) 

“O que estamos percebendo no mundo é um movimento muito grande em todos os setores, e não apenas na educação, e isso tende a aumentar à medida que essas tecnologias ficam mais robustas. As pessoas vão entendendo efetivamente que tipo de papel elas têm na promoção de aprendizagens dos estudantes”, afirma. 

Fonte: Porvir