(16) 3446-7008

Acesse o Sasepp

Sasepp

Acesso restrito

Whatsapp
28 out 2024

Reunião apresenta controle de qualidade do Censo Escolar

Iniciativa dá continuidade às ações de apoio técnico do Instituto aos órgãos de controle para fiscalização dos recursos do Fundeb

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou na última quarta-feira, 23 de outubro, uma reunião com representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU). A iniciativa dá continuidade às ações de apoio técnico do Instituto aos órgãos de controle para as atuações de fiscalização dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na oportunidade, foram apresentados os procedimentos de controle de qualidade do Censo Escolar e do Fundeb. O controle de qualidade do Censo Escolar é um conjunto de procedimentos que visa garantir a precisão e a confiabilidade dos dados coletados. A pesquisa estatística preserva os métodos utilizados, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa os meios de coleta para assegurar a qualidade das informações.

A distribuição do Fundeb depende das informações e dos resultados do Censo Escolar. “O aprimoramento da pesquisa é essencial para acompanhar as mudanças nas realidades educacionais e adaptar-se às novas necessidades”, ressaltou o presidente do Inep, Manuel Palacios.

No encontro, também foram abordados os aspectos que permeiam o universo da pesquisa. Entre eles, o número de matriculados, perfil dos alunos, a infraestrutura, evasão e conclusão.

Também participaram da reunião o diretor de Estatísticas Educacionais (DEED), Carlos Eduardo Moreno Sampaio, a diretora de Estudos Educacionais (Dired), Maria Teresa Gonzaga Alves, a chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (Agge), Isabel Cristina Silva Chagas; a procuradora-chefe, Eliana Alves de Almeida Sartori; e o coordenador-Geral de Controle da Qualidade e de Tratamento da Informação, Fabio Bravin.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica.

As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Instituto. O Censo Escolar também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo-lhes acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.

Essa compreensão é proporcionada por meio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira. Entre eles, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, além da distorção idade-série: todos calculados com base no Censo Escolar. Parte dos indicadores também serve de referência para o monitoramento e cumprimento das metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Fonte: INEP

Imagem: Max Fischer