Baixos salários, falta de reconhecimento e abandono estão entre os principais desafios apontados em relatório recém-lançado em português e espanhol
Imagine o tamanho da Argentina. Agora, pense que todos os 45 milhões de seus habitantes se tornem professores. O mundo precisará de 44 milhões de docentes – ou seja, quase uma Argentina – para alcançar as metas de educação universal até 2030, conforme estipulado pelos ODS 4 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Somente na América Latina e no Caribe, são necessários 3,2 milhões de docentes. Isso equivale a aproximadamente 41 Maracanãs lotados de professores (a capacidade máxima do estádio, atualmente, é de 78 mil pessoas). A maioria dessas vagas se destina à substituição de profissionais que deixam a carreira devido à sobrecarga de trabalho, baixos salários e falta de reconhecimento.
Os dados são do Relatório global sobre professores: abordar a escassez de professores e transformar a profissão, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A versão em português e em espanhol foi lançada durante o evento “Docentes: Protagonistas Chave do Desenvolvimento Sustentável”, realizado em Santiago (Chile), na sexta-feira, 4 de abril.
O evento foi realizado no âmbito do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável 2025. Durante o lançamento do relatório, a UNESCO também apresentou a Estratégia Regional Docente 2025-2030, que visa fortalecer políticas públicas e ampliar a oferta de professores qualificados na América Latina e no Caribe por meio da cooperação internacional.
Causas e consequências
O relatório destaca que, para superar a escassez de docentes e garantir uma educação de qualidade, é crucial transformar a profissão docente. Isso envolve torná-la mais atrativa, valorizada e apoiada.
Essa transformação da profissão implica melhorar as condições de trabalho, investir no desenvolvimento profissional contínuo, ampliar a participação dos professores nas decisões educacionais e aumentar o reconhecimento profissional dos docentes.
A pesquisa também ressalta a importância dos docentes no processo educativo. Segundo o documento, “as e os docentes são fundamentais para liberar o potencial de cada estudante e alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 de garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos”.
Alcançar a meta global de educação é algo ligada à qualidade de seus professores, sendo essencial que os docentes sejam adequadamente apoiados e capacitados para cumprir seu papel de liberar o potencial de cada aluno, mostra o estudo.
Entraves para a meta global de educação
O levantamento também destaca desigualdades de gênero entre os educadores, como a sub-representação de homens na educação infantil e de mulheres em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), especialmente em cargos de liderança. Além disso, são apontadas as seguintes constatações:
O que a Unesco recomenda?
Para enfrentar essa crise, a Unesco propõe seis ações estratégicas:
O documento enfatiza a necessidade de um novo contrato social para a educação, centrado na colaboração, inovação e protagonismo docente.
Situação na América Latina e Caribe
Durante o lançamento regional do relatório, Esther Kuisch Laroche, diretora do Escritório Regional da Unesco em Santiago, ressaltou a urgência da situação. “Não podemos permitir que a falta de docentes continue colocando em risco o direito à educação. Precisamos de medidas urgentes para atrair e motivar os melhores profissionais para as salas de aula.”
O ministro da Educação do Chile, Nicolás Cataldo Astorga, também destacou os desafios enfrentados pelos países da região. “Já às portas de 2030, precisamos urgentemente redobrar nossos esforços para avançar na concretização dos compromissos assumidos, especificamente aqueles expressos no ODS 4”, recomenda.
Fonte: Porvir